terça-feira, 26 de novembro de 2013

Travessia Caravelas - Ilhéus - Itacaré



Ficamos em Caravelas cerca de 10 dias. Arrumamos o que deu no barco, um "carpinteiro naval" fez um serviço "meia boca" mas diminuiu bastante o a agua que subia no cockpit e fixou o paiol para que nao se mova com o bater das ondas.

Conheçemos um senhor chamado Ernesto, argentino que mora em seu barco em angra dos reis. Ele estava levando um veleiro chamado CRONO, de Angra dos Reis para Salvador. Decidimos seguir juntos para Ilhéus quando fosse a hora.

Ele estava tão agoniado em ir embora de Caravelas que pensou em seguir motorando contra o vento, mas foi desaconselhado pelo pessoal local.

Quando a previsão indicava um vento de sueste, levantamos ancora e seguimos em direção a Ilhéus. A Ju decidiu não ir nessa perna e foi de onibus para Ilhéus.

Então lá fui eu sozinho, a velejada foi tranquila, levou em torno de 40 horas com mar calmo e vento de 10 nós pelo travez. 
Em ilhéus o mar mexe muito quando é vento de Norte,Nordeste e na maré seca, o mar cresce bastante no ancoradouro. Por esse motivo não viamos a hora de zarpar para Itacaré logo.

No segundo dia, chegou um veleiro chamado Acauã, de um casal muito bacana, que logo ficamos sabendo estavam de aniversário, fazendo 14 anos que moram abordo. Ficamos amigos e combinamos de passar um tempo ancorado em itacaré.
O veleiro Acauã estava em Santo André, perto de Porto Seguro e em sua viagem para Ilhéus, teve uma avaria no stay de proa e quase perdeu o mastro.
O iate clube de ilhéus ajudou ele a conseguir a peça novamente e no dia seguinte de nossa partida ele também partiu em direção a itacaré.
O Ernesto do veleiro CRONO zarpou junto conosco e seguiu direto para Salvador chegando lá 24 horas depois de zarpar de ilheus.

No momento estamos em itacaré ancorado dentro do Rio de Contas, nos 2 dias  seguintes a nossa chegada, ja rolou um surf legal com ondas rápidas e tubulares. Devemos ficar um bom tempo por aqui, uma vez que tem tudo que precisamos por perto.
Nossos novos amigos do veleiro Acauã estão ao nosso lado e volta e meia rola uma confraternização.



Nenhum comentário:

Postar um comentário